Associação Fura Samba com o 'Loucura que é Poesia, Caranguejo Vs Gémeos' uma homenagem, com 111 participantes (incluindo um grupo de turistas), à Amália Rodrigues e a António Mourão.
A Geringonça apresentou "Zodíaco Festeja 25 Anos da Geringonça", com 175 elementos. Com música de Marino de Freitas e letra de Paulo Alves a música desta trupe, cantada por Xavier Barros, tem no coro Vânia Duarte, Vânia Fernandes, Luís Sousa e Marino de Freitas.
Galeria de fotos do cortejo alegórico do Carnaval da Madeira em 2012 de Secret Madeira no Flickr.
Galeria de fotos do cortejo alegórico do Carnaval da Madeira em 2012 de brianh1949 no Flickr.
Galeria de fotos do cortejo alegórico do Carnaval da Madeira em 2012 de longva no Flickr.
O grande Cortejo Alegórico, que reuniu cerca de mil foliões saiu à rua na noite de sábado, dia 18 de Fevereiro de 2012, desfilando desde a Praça da Autonomia, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses até ao final da Avenida Francisco Sá Carneiro, concentrando-se na Praça do Mar.
Este ano com a temática "Os Signos do do Zoodíaco" dado pelo Turismo da Madeira, o desfile contou, com 929 figurantes distribuidos pelas 8 trupes que fizeram as delícias de quem os observou pelas ruas do cortejo. O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim e a secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, foram algumas das personalidades a vislumbrar em primeiro plano a qualidade já habitual do desfile, que é um ex-libris da Madeira, nesta época festiva.
Por ordem de apresentação, surgiu o projecto de João Egídio, com o carro alegórico "O Festim dos Deuses", com oito figurantes; a Caneca Furada que apresenta “Peixes do Aquário”, com 165 elementos; enquanto que com 175 figurantes a Geringonça surgiria com o tema o "Zodíaco Festeja 25 Anos da Geringonça"; "Loucura que é Poesia, Caranguejo Vs Gémeos”, da Associação Fura Samba, foi uma homenagem, com 111 participantes (incluindo um grupo de turistas), à Amália Rodrigues e a António Mourão; depois, 120 "Nativos Virgo e Leo" desfilaram pela Escola de Samba – Os Cariocas.
Com 110 elementos, a Fábrica de Sonhos representou os signos "Balança e Escorpião", que deram lugar a "Sagitário & Capricórnio" apresentados por 100 Veteranos da Folia. A encerrar o cortejo, estiveram "Os quatro elementos da Natureza – Terra, Ar, Fogo e Água", representados por 140 figurantes da Turma do Funil.
A animação continuou depois do cortejo, com um espectáculo musical Carnavalesco pela Orquestra Ligeira da Madeira, na Praça do Mar.
Fonte: JORNAL DA MADEIRA